PERIGO NO AR

Moro em Lorena, no estado de São Paulo, há mais de trinta anos. Uma das coisas que mais me agrada aqui é o cenário. Duas lindas serras. Cada pôr do sol que surpreende pelas variações de cores: rosa, laranja, cinza azulado, violeta, dourado, vermelho... e às vezes o céu é tão azul que só de olhar, a gente fica feliz. Sinto-me privilegiada quando volto para casa no final da tarde e vejo um bando de garças desenhando um V no espaço. Aliás, o querido poeta Manoel de Barros, no seu livro "Poemas Rupestres" (Editora Record, 2004) tem um poema que explica direitinho esse deslumbramento.

GARÇA
A palavra garça em meu perceber é bela.
Não seja só pela elegância da ave.
Há também a beleza letral.
O corpo sônico da palavra
E o corpo níveo da ave
Se comungam.
Não sei se passo por tantã dizendo isso.
Olhando a garça-ave e a palavra garça
Sofro uma espécie de encantamento poético.


Pois é, ainda dá para respirar e olhar para o céu em Lorena. Mas até quando? O anúncio da vinda de uma termelétrica na vizinha Canas deixou tudo mundo em polvorosa. A poluição gerada por essa tecnologia ultrapassada é altamente perigosa para a saúde do homem e do meio ambiente. O COMMAM, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Lorena, já encaminhou um relatório alertando sobre os perigos para a população da região. Cerca de 70 milhões de metros cúbicos de gases de combustão serão lançados diariamente na atmosfera. Entre eles: monóxido de carbono, causador do efeito estufa e responsável pelo aumento da temperatura no planeta, óxidos de nitrogênio, altamente cancerígenos, óxidos de enxofre que provocam chuva ácida ... A termelétrica já foi recusada por várias cidades paulistas. Os moradores de Canas, Lorena e Cachoeira Paulista precisam se manifestar enquanto ainda é tempo. Porque as garças ainda podem voar até outra várzea e escolher outros ninhos, mas e nós? E as nossas crianças? 

Fonte da imagem: Jornal Vale Vivo, edição 3, ano 1.
O projeto para a termelétrica de Canas segue o mesmo modelo.


CONVOCAÇÃO: Dia 26 de maio, quinta-feira, a partir das 17 horas, acontecerá na Casa da Cultura de Canas, no centro, uma audiência pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental da Termelétrica. Vamos marcar presença e lutar para que, de fato, nosso futuro seja sustentável.

Comentários

  1. Pois é Maté, dia 11 de junho teremos manifestação contra. Seu comentário fortalece a nossa preocupação e visão ambiental. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS AFRICANAS: A PRIMEIRA MÁSCARA

POEMAS DA MINHA TERRA TUPI – Um exemplo de leitura de imagem

BICHOLETRA