POEMAS DA MINHA TERRA TUPI – Um exemplo de leitura de imagem
A literatura infantil oferece ótimas opções para iniciar as
crianças à leitura de texto visual. Uma dica simples é prestar atenção ao
caminho que o olhar faz quando percorre a imagem, o chamado “sentido de
leitura”. Lembrando que na cultura ocidental, escrevemos da esquerda para
direita e de cima para baixo, o que pode ser diferente em outras culturas.
Escolhi comentar a poesia “Fábula” (p.14-15) tirada do meu último livro, Poemas da minha terra tupi (Editora Brinque-Book 2018), selecionado para o PNLD literário 2018. Espero que possa ajudar na prática da leitura de imagem em sala de aula.
A LEITURA DE IMAGEM
PASSO A PASSO
Após a leitura da poesia, a
leitura do texto visual pode ser iniciada com as crianças respondendo a algumas
perguntas básicas:
1 - O que a ilustração representa?
Nota: Todo mundo participa, com o(a) professor(a) registrando no quadro
as respostas dos alunos.
É hora do olhar lento e atento
aos detalhes: falar dos personagens
(o patrão, o lobo-guará, um galo, duas galinhas
e um pintinho), do cenário
(morros, vegetação preservada, vegetação destruída, palmeiras, milharal, a casa
com a cadeira na varanda, o que sobrou da horta, os rasgos no morro).
Algumas indagações podem ser colocadas
para estimular a imaginação e o senso crítico dos alunos: Por que a ilustradora desenhou
uma cerca? Cadê a nascente? Por que o patrão está de costas para o morro que
ruiu? Qual é a sua expressão? Por que a ilustradora desenhou grafismos indígenas
no que sobrou da floresta?
2 - Como o texto dialoga com a ilustração?
A poesia está dividida em duas colunas:
- na página da esquerda, o
título e as sete primeiras estrofes têm como fundo o morro desmatado, pintado
de verde esmaecido. Reparar como alguns elementos da ilustração seguem uma
sequência vertical, de cima para baixo: lobo-guará,
(tocos da) floresta morta, horta, rasgão, fendas, palmeiras, milharal, patrão, sincronizados
com as palavras do texto, criando a sensação do deslizar.
- na página da direita, a moral (com
duas estrofes e um último verso em destaque) ocupa a parte de cima, num fundo
branco simbolizando o céu. O deslizamento já aconteceu, o sol voltou a brilhar,
agora é hora de se tirar uma lição sobre o erro cometido. Daí o título da
poesia: “fábula”, já que toda fábula tem sua moral.
3 – O que a autora quer comunicar?
A complexidade das respostas vai
variar em função da idade das crianças. Mas todas vão perceber que a mensagem é
sobre a necessidade de se preservar a natureza, que o homem é o primeiro
prejudicado pelos seus erros e que os animais selvagens precisam de um ambiente
preservado para sobreviver.
No livro há outras poesias com a mesma temática? Sim: A valsa dos
bichos, Papo de pescador.
Apesar da cena da destruição, existe algum elemento de humor na cena descrita?
As galinhas que fazem a festa no milharal destruído.
FAZENDO A RELEITURA
A partir das respostas dos
alunos anotadas no quadro, destacar palavras-chaves e encontrar temas interessantes
para se pesquisar, em função da faixa etária. Por exemplo: MECANISMOS DA
VOÇOROCA, DESMATAMENTO E REFLORESTAMENTO, RECUPERAÇÃO DE NASCENTE, ANIMAIS
SELVAGENS/DOMÉSTICOS, VIDA NA ROÇA, FÁBULAS etc.
O ideal é que a pesquisa possa
resultar num texto escrito pelo aluno sobre o tema pesquisado acompanhado de uma
ilustração (um desenho ou foto ou vídeo), sempre respeitando a faixa etária e
os recursos disponíveis.
Sugestões de releituras
Releitura 1: Para os pequenos, propor um painel coletivo: “Reflorestando
a mata do lobo” onde cada um desenha/pinta uma árvore, após um passeio no
parque ou uma pesquisa de imagens onde são apresentados vários tipos de árvores
nativas. Cada um escreverá seu nome embaixo da árvore que desenhou. Falar do
lobo-guará e deixar livre para as crianças desenharem animais nativos no painel
da floresta, se quiserem. Ou recortar fotos dos animais e colarem junto das
árvores.
Releitura 2: Para os maiores, propor uma reportagem em pequenos grupos para explicar o mecanismo da voçoroca e
sua recuperação. Priorizar pesquisas na própria região com depoimentos de
moradores, fotografias e vídeos (ou pesquisar tudo na internet). Formas de
apresentação: oralmente com painel ilustrado e/ou maquete, em vídeo (no celular) ou impressa na forma de um artigo de jornal
ilustrado.
O importante é que cada aluno,
após a leitura de “Fábula”, seja capaz de desenvolver o próprio argumento sobre
o tema escolhido por ele, da melhor forma possível, ampliando seu repertório
expressivo.
Documento muito bom amei!
ResponderExcluir