POEMAS DA MINHA TERRA TUPI – Um exemplo de leitura de imagem


A literatura infantil  oferece ótimas opções para iniciar as crianças à leitura de texto visual. Uma dica simples é prestar atenção ao caminho que o olhar faz quando percorre a imagem, o chamado “sentido de leitura”. Lembrando que na cultura ocidental, escrevemos da esquerda para direita e de cima para baixo, o que pode ser diferente em outras culturas.
Escolhi comentar a poesia “Fábula” (p.14-15) tirada do meu último livro, Poemas da minha terra tupi (Editora Brinque-Book 2018), selecionado para o PNLD literário 2018. Espero que possa ajudar na prática da leitura de imagem em sala de aula.

A LEITURA DE IMAGEM PASSO A PASSO
Após a leitura da poesia, a leitura do texto visual pode ser iniciada com as crianças respondendo a algumas perguntas básicas:
1 - O que a ilustração representa?
Nota: Todo mundo participa, com o(a) professor(a) registrando no quadro as respostas dos alunos.
É hora do olhar lento e atento aos detalhes: falar dos personagens (o patrão, o lobo-guará, um galo, duas galinhas  e um pintinho), do cenário (morros, vegetação preservada, vegetação destruída, palmeiras, milharal, a casa com a cadeira na varanda, o que sobrou da horta, os rasgos no morro).
Algumas indagações podem ser colocadas para estimular a imaginação e o senso crítico dos alunos: Por que a ilustradora desenhou uma cerca? Cadê a nascente? Por que o patrão está de costas para o morro que ruiu? Qual é a sua expressão? Por que a ilustradora desenhou grafismos indígenas no que sobrou da floresta?

2 - Como o texto dialoga com a ilustração?
A poesia está dividida em duas colunas:
- na página da esquerda, o título e as sete primeiras estrofes têm como fundo o morro desmatado, pintado de verde esmaecido. Reparar como alguns elementos da ilustração seguem uma sequência vertical, de cima para baixo: lobo-guará, (tocos da) floresta morta, horta, rasgão, fendas, palmeiras, milharal, patrão, sincronizados com as palavras do texto, criando a sensação do deslizar.
- na página da direita, a moral (com duas estrofes e um último verso em destaque) ocupa a parte de cima, num fundo branco simbolizando o céu. O deslizamento já aconteceu, o sol voltou a brilhar, agora é hora de se tirar uma lição sobre o erro cometido. Daí o título da poesia: “fábula”, já que toda fábula tem sua moral.

3 – O que a autora quer comunicar?
A complexidade das respostas vai variar em função da idade das crianças. Mas todas vão perceber que a mensagem é sobre a necessidade de se preservar a natureza, que o homem é o primeiro prejudicado pelos seus erros e que os animais selvagens precisam de um ambiente preservado para sobreviver.  
No livro há outras poesias com a mesma temática? Sim: A valsa dos bichos, Papo de pescador.
Apesar da cena da destruição, existe algum elemento de humor na cena descrita? As galinhas que fazem a festa no milharal destruído.

FAZENDO A RELEITURA
A partir das respostas dos alunos anotadas no quadro, destacar palavras-chaves e encontrar temas interessantes para se pesquisar, em função da faixa etária. Por exemplo: MECANISMOS DA VOÇOROCA, DESMATAMENTO E REFLORESTAMENTO, RECUPERAÇÃO DE NASCENTE, ANIMAIS SELVAGENS/DOMÉSTICOS, VIDA NA ROÇA, FÁBULAS etc.
O ideal é que a pesquisa possa resultar num texto escrito pelo aluno sobre o tema pesquisado acompanhado de uma ilustração (um desenho ou foto ou vídeo), sempre respeitando a faixa etária e os recursos disponíveis.
Sugestões de releituras
Releitura 1: Para os pequenos, propor um painel coletivo: “Reflorestando a mata do lobo” onde cada um desenha/pinta uma árvore, após um passeio no parque ou uma pesquisa de imagens onde são apresentados vários tipos de árvores nativas. Cada um escreverá seu nome embaixo da árvore que desenhou. Falar do lobo-guará e deixar livre para as crianças desenharem animais nativos no painel da floresta, se quiserem. Ou recortar fotos dos animais e colarem junto das árvores.
Releitura 2: Para os maiores, propor uma reportagem  em pequenos  grupos para explicar o mecanismo da voçoroca e sua recuperação. Priorizar pesquisas na própria região com depoimentos de moradores, fotografias e vídeos (ou pesquisar tudo na internet). Formas de apresentação: oralmente com painel ilustrado e/ou maquete,  em vídeo (no celular)  ou impressa na forma de um artigo de jornal ilustrado.
O importante é que cada aluno, após a leitura de “Fábula”, seja capaz de desenvolver o próprio argumento sobre o tema escolhido por ele, da melhor forma possível, ampliando seu repertório expressivo.

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