CERAMISTAS-ALQUIMISTAS EM CUNHA

Acabo de receber uma foto muito especial do amigo Gilberto, um ceramista apaixonado pela astronomia. Uma conjunção planetária ao nascer do sol, no límpido céu de Cunha.







Alvorecer em Cunha com Conjunção de Planetas
09 maio 2011 - 05h42min42seg - A apenas 41 minutos do nascer do Sol, conjunção planetária reúne Vênus, Mercúrio, Júpiter e Marte no alvorecer da cidade de Cunha SP. Separação angular Vênus/Mercúrio  01°26’49”; Vênus/Júpiter 02°17’12”; Vênus/Marte 06°35’03”. Canon EOS 500D, f/4.0,1.3”, IS0 800, Gilberto Jardineiro.






Há muitos anos, Gilberto jardineiro e sua mulher Kimiko Suenaga escolheram Cunha para montar seu ateliê de cerâmica. O lugar é um encanto: no alto de um morrinho, no meio do verde, construíram seu forno “noborigama”, com várias câmaras em degraus. A qualidade das peças tanto artísticas quanto utilitárias já é muito conhecida e o casal de ceramistas-alquimistas consegue criar os mais lindos coloridos em matéria de cerâmica esmaltada.


A criação de uma peça dessas é muito demorada. Começa na extração e na preparação do barro e passa por várias fases: idealização, modelagem, secagem, primeira queima, aplicação dos esmaltes, secagem e  nova queima com vários picos de temperatura. Por isso quando o forno finalmente esfria, o momento da sua abertura é sempre cheio de expectativas e surpresas. Gilberto e Kimiko tiveram a ideia de dividir essa emoção e há vários anos convidam o público para assistir a abertura de suas fornadas. A próxima acontecerá em 2 de julho, uma data a deixar marcada em sua agenda de férias.




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS AFRICANAS: A PRIMEIRA MÁSCARA

POEMAS DA MINHA TERRA TUPI – Um exemplo de leitura de imagem

BICHOLETRA