POESIA NA ESCOLA: O QUE ESCOLHER?

Uma boa notícia para os amantes de poesia infantil e juvenil : o Grupo de Pesquisa LITERALISE lançou em 2020 um verdadeiro guia de introdução ao assunto, com as resenhas de livros de poesia premiados pela FNLIJ de 1992 a 2019. Convém precisar que o LITERALISE, Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária é vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao CNPQ.
O livro “POEMAS PARA TODOS OS ANOS: OS LIVROS PREMIADOS PELA FNLIJ (1992-2019)” é fruto de uma pesquisa coletiva. São 23 as(os) autoras(es) de 28 textos organizados por Eliane S. D. Debus, Maria Laura P. Spengler e Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira. Após contextualizar o texto poético e visual, cada resenhista reflete sobre os questionamentos que encontrou de uma forma muito pessoal, reproduzindo e comentando trechos de poemas, oferecendo ao leitor uma verdadeira degustação. Degustação que acaba despertando o desejo de conhecer melhor cada poeta e sua obra.

Para o docente em busca de material para sua turma, trata-se de uma ótima fonte de pesquisa. Encontrará um rol de autores conhecidos e outros nem tanto, cada qual com seu jeito peculiar de fazer poesia e uma seleção de livros ilustrados com projetos gráficos de qualidade. 

Na apresentação, página 15, as organizadoras citam Octávio Paz que, “em O Arco e a Lira descreve a poesia como conhecimento, poder, salvação. (...) uma operação capaz de mudar o mundo, uma ação revolucionária por natureza, um exercício espiritual de libertação interior que revela um mundo e cria outro.” 
 Pois é, a poesia nunca foi tão necessária quanto agora... 

NOTA: Quem quiser adquirir o livro por um preço bem razoável, é só mandar uma mensagem pelo Facebook ao Grupo LITERALISE. Foi assim que comprei o meu e recebi em casa.

Comentários

  1. Muito obrigada pela aquisição do nosso livro, pela leitura e pela indicação! Nunca precisamos TANTO de poesia, não é?! Abraços de esperança!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS AFRICANAS: A PRIMEIRA MÁSCARA

POEMAS DA MINHA TERRA TUPI – Um exemplo de leitura de imagem

BICHOLETRA