HORTAS PEDAGÓGICAS




Semana passada, à convite da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, participei do seminário de encerramento do projeto HORTAS PEDAGÓGICAS.  Os participantes estavam mostrando os resultados alcançados após um ano em que alunos e professores estiveram empenhados em implantar uma horta nas suas escolas. Projeto muito interessante, fruto de uma pedagogia criativa e amorosa, que visa reconectar o aluno ( muitas vezes morador da periferia) com a natureza.
A horta é um laboratório perfeito para aprender a observar, experimentar, viver em sociedade, ser paciente, ter orgulho do próprio trabalho, se alimentar melhor, ser independente e cultivar a felicidade. Sou suspeita para falar, dona que sou de uma horta há muitos anos. Quem já comeu uma cenourinha plantada pelas próprias mãos sabe o que eu quero dizer...

Logo que recebi o convite, pensei: como posso contribuir como autora e ilustradora de livros infantis?

Comecei refletindo sobre a escola que não queremos com uma ilustração de 1899 do francês  Jean-Marc Côté.


Horta e literatura infantil? A horta também pode ser um lugar para se contar boas histórias, como as de Beatrix Potter ou os tradicionais contos de fadas.



E quanto à herança TUPI das roças indígenas que veio parar nas hortas e nos pomares brasileiros? Vamos resgatá-la com pesquisa e poesia!  


Comentários

  1. Que belo projeto. Tão necessário. Queria ter assistido sua palestra, Maté!

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