ROTEIRO DE LEITURA DE IMAGEM: "AMINATA, A TAGARELA" (texto e ilustrações: Maté; editora Escarlate, 2015)

Meu último livro, que está sendo adotado por várias escolas, permite abordar com as crianças diversos temas atuais, como: 

- AUTOCONHECIMENTO,
- PAPEL DA FAMÍLIA,
- GÊNERO E DESIGUALDADE,
- TRADIÇÃO ORAL,
- RESPEITO POR OUTRAS CULTURAS

Mas para uma leitura mais aprofundada, é necessário também saber ler as imagens:

Parece óbvio, mas não é! A ilustração, também chamada de TEXTO VISUAL, não se limita a uma mera representação do conteúdo textual que ela acompanha. Ela funciona como um texto paralelo, com seu vocabulário próprio (linha, cor, forma e outros elementos da linguagem visual) que é decodificado através da LEITURA DE IMAGEM. Uma boa ilustração complementa a leitura, recriando todo um universo expressivo, podendo inclusive oferecer outras chaves para a interpretação do texto. Por isso, é preciso estar atento aos detalhes...

Apresentando 5 CHAVES PARA O ROTEIRO DE LEITURA DE IMAGEM: 

1ª CHAVE: começar pela CAPA

A  capa é a “cara “do livro e merece uma atenção especial. 
1- Perguntar ao aluno que acaba de descobrir o livro a sua primeira impressão, se existe algo curioso na mistura dos elementos (flocos de neve e algodão) e o que ele consegue imaginar a respeito da menina ali representada.
2- Após a leitura do livro, refazer a mesma pergunta ao aluno que agora vai conseguir interpretar os diversos elementos em função da história que ele já conhece.
3- Atentar aos detalhes que talvez tenham passado desapercebidos (que pássaro é aquele? E as frutas? Textura da fonte usada para o título, dinamismo visual dos elementos da capa...)

2ª CHAVE: a transformação do algodão


Capítulo após capítulo, aparecem as diversas fases de fabricação do tecido: colheita do algodão, fiação, tecelagem e finalmente a pintura com a técnica do bogolan.
Perguntar aos alunos se já viram uma plantação de algodão e/ou um tear (mecânico ou manual).

3ª CHAVE: o crocodilo



O crocodilo é um animal de forte apelo simbólico que aparece sob diversos aspectos durante a história. Pedir aos alunos para encontrar seus rastros no livro: na abertura (1);  na lenda de DJOLIBA, o rio Níger (2); confundido com um lagarto por Aminata (3); no primeiro bogolanfini da menina (4); na marionete chamada Senhor Bama que pertencia ao velho Kafará (5).
Tradicionalmente associado ao mundo aquático, o crocodilo aparece em muitas lendas africanas. No Brasil, temos o jacaré. Os alunos conhecem a lenda indígena“O menino e o jacaré”, recontada e ilustrada por Maté (editora Brinque-Book, 2003)? Já viram um jacaré de verdade? Sabem qual é a diferença entre um crocodilo e um jacaré? 

4ª CHAVE: os signos do BOGOLAN

Para as mulheres do povo BAMANA, os signos do BOGOLAN servem para contar suas histórias.
No final do livro, os alunos vão encontrar uma lista com o significado de alguns signos tradicionais. 

Primeira proposta: 
Cada aluno pode tentar criar uma história a partir destes signos, a maneira de Aminata que 
conta a sua jornada nos desenhos do primeiro bogolanfini (p. 32-33). 
Segunda proposta:
Encontrar e decodificar os signos presentes na ilustração que abre o capítulo “O segredo das mulheres” (p.30-31) 


5ª CHAVE: o ciclo da vida


A ilustração do capítulo final retoma os motivos da ilustração da capa, como as sementes do algodão maduro. A irmãzinha aparece então como uma sementinha preciosa de vida a ser cuidada e protegida, enrolada no  bogolanfini  decorado por Aminata e Nakuntê, poderoso símbolo dos valores culturais do povo Bamana. 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Maté! Utilizo os seus livros em minhas aulas. As suas ilustrações são incríveis e inspiradoras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LENDAS AFRICANAS: A PRIMEIRA MÁSCARA

POEMAS DA MINHA TERRA TUPI – Um exemplo de leitura de imagem

BICHOLETRA