ROTEIRO DE LEITURA DE IMAGEM: "AMINATA, A TAGARELA" (texto e ilustrações: Maté; editora Escarlate, 2015)

Meu último livro, que está sendo adotado por várias escolas, permite abordar com as crianças diversos temas atuais, como: 

- AUTOCONHECIMENTO,
- PAPEL DA FAMÍLIA,
- GÊNERO E DESIGUALDADE,
- TRADIÇÃO ORAL,
- RESPEITO POR OUTRAS CULTURAS

Mas para uma leitura mais aprofundada, é necessário também saber ler as imagens:

Parece óbvio, mas não é! A ilustração, também chamada de TEXTO VISUAL, não se limita a uma mera representação do conteúdo textual que ela acompanha. Ela funciona como um texto paralelo, com seu vocabulário próprio (linha, cor, forma e outros elementos da linguagem visual) que é decodificado através da LEITURA DE IMAGEM. Uma boa ilustração complementa a leitura, recriando todo um universo expressivo, podendo inclusive oferecer outras chaves para a interpretação do texto. Por isso, é preciso estar atento aos detalhes...

Apresentando 5 CHAVES PARA O ROTEIRO DE LEITURA DE IMAGEM: 

1ª CHAVE: começar pela CAPA

A  capa é a “cara “do livro e merece uma atenção especial. 
1- Perguntar ao aluno que acaba de descobrir o livro a sua primeira impressão, se existe algo curioso na mistura dos elementos (flocos de neve e algodão) e o que ele consegue imaginar a respeito da menina ali representada.
2- Após a leitura do livro, refazer a mesma pergunta ao aluno que agora vai conseguir interpretar os diversos elementos em função da história que ele já conhece.
3- Atentar aos detalhes que talvez tenham passado desapercebidos (que pássaro é aquele? E as frutas? Textura da fonte usada para o título, dinamismo visual dos elementos da capa...)

2ª CHAVE: a transformação do algodão


Capítulo após capítulo, aparecem as diversas fases de fabricação do tecido: colheita do algodão, fiação, tecelagem e finalmente a pintura com a técnica do bogolan.
Perguntar aos alunos se já viram uma plantação de algodão e/ou um tear (mecânico ou manual).

3ª CHAVE: o crocodilo



O crocodilo é um animal de forte apelo simbólico que aparece sob diversos aspectos durante a história. Pedir aos alunos para encontrar seus rastros no livro: na abertura (1);  na lenda de DJOLIBA, o rio Níger (2); confundido com um lagarto por Aminata (3); no primeiro bogolanfini da menina (4); na marionete chamada Senhor Bama que pertencia ao velho Kafará (5).
Tradicionalmente associado ao mundo aquático, o crocodilo aparece em muitas lendas africanas. No Brasil, temos o jacaré. Os alunos conhecem a lenda indígena“O menino e o jacaré”, recontada e ilustrada por Maté (editora Brinque-Book, 2003)? Já viram um jacaré de verdade? Sabem qual é a diferença entre um crocodilo e um jacaré? 

4ª CHAVE: os signos do BOGOLAN

Para as mulheres do povo BAMANA, os signos do BOGOLAN servem para contar suas histórias.
No final do livro, os alunos vão encontrar uma lista com o significado de alguns signos tradicionais. 

Primeira proposta: 
Cada aluno pode tentar criar uma história a partir destes signos, a maneira de Aminata que 
conta a sua jornada nos desenhos do primeiro bogolanfini (p. 32-33). 
Segunda proposta:
Encontrar e decodificar os signos presentes na ilustração que abre o capítulo “O segredo das mulheres” (p.30-31) 


5ª CHAVE: o ciclo da vida


A ilustração do capítulo final retoma os motivos da ilustração da capa, como as sementes do algodão maduro. A irmãzinha aparece então como uma sementinha preciosa de vida a ser cuidada e protegida, enrolada no  bogolanfini  decorado por Aminata e Nakuntê, poderoso símbolo dos valores culturais do povo Bamana. 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Parabéns, Maté! Utilizo os seus livros em minhas aulas. As suas ilustrações são incríveis e inspiradoras.

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