Postagens

Mostrando postagens de 2013

UM POUCO DA MINHA TRAJETÓRIA

Imagem
Decidi falar um pouco da minha trajetória pessoal para atender aos trabalhos de pesquisa escolar e tentar responder à pergunta que mais ouvi nas minhas andanças pelas escolas da região: "Como, quando e por que você decidiu ser uma escritora?" Maté é o pseudônimo de Marie-Thérèse Kowalczyk. Sou artista plástica, ilustradora e autora de livros infantis. Nasci na França em 1959. Neta de imigrantes poloneses, passei a infância e a adolescência na região de Saint-Etienne, uma bacia hulheira onde a extração do carvão mineral se dava em meio a antigas áreas agrícolas. A preocupação com o meio ambiente (um tema recorrente no meu trabalho) certamente nasceu ali, na observação de uma Natureza que lutava para seguir seus ritmos sazonais, sufocada pelo barulho e a poluição da indústria carvoeira. Após uma rápida passagem pela Universidade Claude Bernard em Lyon no final dos anos setenta, quando sonhava em me tornar paleontóloga, eu vim para o Brasil onde acabei fixando-me. Descob

BICHOLETRA no 15° Salão da FNLIJ

Imagem
O lançamento no Rio foi um barato! Como no ano passado, pude contar com o apoio logístico da Luciane e do Lucas, da editora Globo, dois entusiastas da literatura infantil. As crianças da plateia entenderam rapidinho a brincadeira e logo, logo, estavam "bicholetrando" comigo. Uma mãe me contou que ia brincar de "bicholetra" junto com a filha. Legal, né?    

BICHOLETRA

Imagem
O Salão FNLIJ do livro para crianças e jovens está comemorando 15 anos. Um evento imperdível para quem acredita que o livro infantil é a pedra fundamental na construção de um Brasil mais justo.  Estarei participando com o lançamento do meu mais novo projeto: BICHOLETRA, publicado pela Editora Globo. “Palavra que vira bicho, bicho que vira palavra. Nessa brincadeira a letra O é a boca de uma onça feroz, a letra E se transforma na tromba do elefante e o J forma a cabeça do jabuti. Neste livro é assim, de A a Z há muitos bicholetras esperando por você.” LÁ VEM VINDO O ELEFANTE COM PASSINHOS DE GIGANTE. UM ACROBATA PELUDO? É O QUATI NARIGUDO. Quem quiser se divertir bicholetrando comigo, é só comparecer no  Espaço FNLIJ de Leitura, sábado 8 de junho, às 17 horas.  A gente se vê no Salão...  Beijos, Maté.